Olá, amigxs!

      Com a declaração de pandemia do novo coronavírus (o Covid-19), anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os meios de comunicação intensificaram a veiculação de notícias relativas ao vírus em tela. Telejornais reestruturaram suas programações para informar à população dos riscos reais de contaminação generalizada e dos procedimentos simples para evitá-la, como lavar as mãos com sabão e utilizar o álcool gel. Contudo, diante do volume exponencial de informações e notícias circuladas em diversas esferas da comunicação social, observamos - infelizmente - pessoas que disseminam notícias falsas, as denominadas fake news. Somente na primeira semana da declaração de pandemia do Covid-19, recebi pelo whatsapp incontáveis notícias assustadoras relativas ao número de contaminados na Bahia, um verdadeiro cenário distópico e apocalíptico.

      A notícia que me chamou bastante atenção foi o caso do Hospital Couto Maia. No áudio, uma mulher supostamente desesperada comunica (na verdade, desinforma) que a referido instituição de saúde, que é referência em doenças infecciosas e parasitárias na Bahia, contava com aproximadamente 600 pacientes testados positivos com o novo coronavírus. Confesso que fiquei muito assustado! Mas pesquisando em fontes de informação seguras, e contatando amigos que atuam na área de saúde, conclui que o áudio tratava-se de fake news (acesse a notícia que desmente a informação). Pensei: como poderia haver pessoas irresponsáveis que disseminam o medo e o caos?

      Desta forma, resolvi selecionar notícias que nos ajudem a compreender e a combater o Covid-19. As fontes utilizadas conferem a órgãos oficiais do governo e instituições sérias que disseminam, sim, informações seguras orientadas à prevenção. As recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, assim como dos governos, precisam ser cumpridas RIGOROSAMENTE, como o afastamento social (quarentena). Vamos propagar notícias verídicas para, assim, estruturarmos uma corrente do bem nos canais de comunicação. A informação verdadeira e pontual continua essencial à sobrevivência humana! Mas lembrem-se: excesso de dela não significa estar informado. Conto convosco!   

(Quero também parabenizar os profissionais da saúde, principalmente os que atuam no sistema Único de Saúde [SUS]. Coragem! A sociedade precisa de vocês! Médicos cubanos! Sejam mais que bem-vindos ao Brasil (novamente). Agora espero que, definitivamente, o governo federal reconheça a importância da democratização da saúde pública e de qualidade. Parabéns ao governador da Bahia e prefeito de Salvador pela decisão de restringir a circulação de pessoas em ambientes públicos. Lutemos juntos!)

  

concurso-ministerio-da-saude.jpg
site ms.jpg

Coronavírus: as boas notícias em meio à pandemia

Fonte: BBC News Brasil

Coronavírus: Coronavírus: 12 dúvidas relacionadas à covid-19

Fonte: BBC News Brasil

Good news.jpg

Pernambucanos criam página apenas com boas notícias em relação à Covid-19

Um grupo de pernambucanos criou uma página para divulgar apenas boas notícias sobre o coronavírus. Intitulado The Good Corona News, o site foi criado por Rafaela Fernandes, Fernando Fernandes, Maciel Melo e Daniel Barros. 

 

Na página, eles replicam notícias locais, nacionais e internacionais, todas com conteúdo positivo em relação à Covid-19, como mapeamento de serviços gratuitos para pessoas com quarentena, relatos de superação de brasileiros que vivenciaram a disseminação da Covid-19 na China, além de informações sobre as novidades nas pesquisas envolvendo o novo coronavírus.  

 

Fonte: Diário de Pernambuco

23.03.2020
21.03.2020
20.03.2020
19.03.2020
03.02.2020

© 2016. José Carlos Sales, criado com Wix.com

Receba seu orçamento!